5 dicas para não desperdiçar dinheiro com a festa de casamento

O casamento é a concretização de uma relação de amor entre um casal e por ser um momento tão especial e único, é muito comum que os noivos desejem uma festa com tudo que há de melhor. E é aí que, por vezes, acabam extrapolando o orçamento da festa estipulado lá no comecinho do planejamento do casamento. São tantas as novidades no mercado de casamento que é impossível não querer um bolo de noiva super caprichado, uma decoração com muito requinte ou lembrancinhas criativas e diferentes de tudo o que já se viu. É nesse momento que entram as nossas 5 dicas para não desperdiçar dinheiro com a festa de casamento. Elas serão essenciais para que os casais possam organizar uma festa inesquecível, contudo, sem desperdiçar dinheiro em itens desnecessários, ou que possam ser substituídos por outros mais baratos e com a mesma qualidade.

#Dica 1 – Aposte nos casamentos minimalistas

Os mini weddings estão na moda atualmente e já são vistos pelos casais como uma oportunidade de realizar o sonho do casamento de um jeito mais intimista, sem precisar investir muito dinheiro. Isso não significa que a festa perderá seu glamour; na verdade, ela continua com a mesma magia, mas não será um megaevento que exige altos investimentos.

Neste estilo de cerimônia, a lista de convidados é reduzida a, no máximo, 100 pessoas, o que já reduz bastante os custos com buffet e, inclusive, com o espaço do local da recepção, que poderá ser menor e até mais simples. E quanto menor o espaço, menor também os gastos com a decoração do local escolhido pelos noivos.

#Dica 2 – Conte com o “DIY”

Você sabe o que é o “DIY”? Esta sigla significa “Do It Yourself” (português, “Faça Você Mesmo”). Tudo bem que não é todo casal que possui habilidade manuais e criatividade para montar suas próprias lembrancinhas de casamento, artigos de decoração da festa, entre outro elementos. Mas quem leva jeito com artesanato e curte mesmo colocar a “mão na massa” pode começar, aos poucos, produzindo muitos itens relacionados ao casamento e economizar muito dinheiro com a festa de casamento.

Para isso, não faltam dicas e tutoriais na internet, especialmente vídeos e fotos interessantes nas redes sociais que sempre servem de inspiração para montar sua decoração de casamento.

#Dica 3 – Buquê de noiva artesanal: Por que não?

Buquê de noiva artesanal

Os buquês são um dos elementos mais encantadores da cerimônia de casamento, mas também é possível economizar nesse item, sem perder a sofisticação desse item. Se a noiva optar por um buquê de flores naturais, o ideal é pesquisar as flores da estação, porque normalmente são mais em conta. O tamanho do bouquet também é fator determinante para o preço final da peça. Por isso, se quiser economizar nesse quesito, prefiro um buquê menor, mas muito charmoso.

Além disso, existem os buquês artesanais, feitos com materiais como papel ou tecido, que possuem maior durabilidade e beleza, porém, apresentam um custo mais baixo. Esses modelos de buquês podem ser guardados por muito tempo, tornando-se uma lembrança singela e eterna do momento mais especial da vida do casal.

#Dica 4 – Escolha as bebidas do buffet

O orçamento do buffet de casamento pode ser um verdadeiro motivo de temor para os noivos. E o maior vilão podem ser as bebidas servidas durante a festa e, literalmente, fazer seu dinheiro com a festa de casamento escoar pelo ralo. As bebidas destiladas e o champagne acabam “engordando” o orçamento final do buffet.

A saída, nesse caso, é optar por outros tipos de bebidas, como o vinho, cervejas, coquetéis com e sem álcool, além de sucos de frutas, água e refrigerantes. A bebida destilada até pode estar inclusiva no orçamento, mas deve ser servida em menor quantidade, de preferência ao final da recepção.

#Dica 5 – Busque um planejador financeiro

Colocar todos os custos no papel é uma dica essencial para quem quer ter surpresas desagradáveis após o casamento. Todo mundo quer ter uma linda festa de casamento, mas é preciso lembrar que as contas da festa chegarão e vão comprometer por uma boa parte da renda financeira mensal do casal. Por isso, adote uma planilha financeira para poder comparar custos, preços de fornecedores e até condições de pagamento.

Para os noivos que pensam em montam seu próprio Site dos Noivos, é importante saber que muitas plataformas oferecem um planejador, como é o caso da Organize Casamento. Ao fazer o Site dos Noivos na Organize Casamento, os noivos conseguem gerenciar facilmente o orçamento da festa de casamento, fazer previsão de gastos e controlar os contratos com diferentes fornecedores. Se você ainda não conhece o Site dos Noivos da Organize Casamento, acesse www.organizecasamento.com.br e teste todas as funcionalidades da plataforma no plano grátis de 12 meses.

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!