Como escolher seu buquê de noiva?

Escolher as flores para o buquê de casamento é uma questão que deixa muitas noivas em dúvida. São tantos os modelos de buquê de casamento, os tipos de flores e os preços que é preciso levar em consideração uma série de fatores para poder, finalmente, escolher o buquê que mais combina com o gosto da noiva, com o estilo do casamento e também com o tipo de vestido de noiva. Por isso, listamos algumas dicas que funcionarão como um guia prático, que serão de suma importância para você lembrar que não há escolhas “certas” ou “erradas”, ajudando a escolher seu buquê de noiva.

Pesquise!

Você pode estar se perguntando: “Por onde começar a escolher as flores do meu buquê?”. Como com quase todos os outros aspectos do planejamento do casamento, a resposta é pesquisar! Nessa hora, devemos aproveitar todas as ferramentas que existem atualmente, desde as revistas especializadas até os sites e blogs de casamento, além, claro, de redes sociais como Instagram e Pinterest, onde há uma infinidade de imagens de tipos de flores para usar no seu arranjo. Guarde todas as imagens e recortes que servem de inspiração em uma pasta específica para facilitar o acesso. E caso você não conheça os nomes das flores, vale a pena mostrar ao seu florista todo esse material, pois isso o ajudará a identificar as flores para incorporá-las em seu arranjo.

O buquê no seu orçamento

Considere seu orçamento. Se você não tem ideia de quanto dinheiro deveria dedicar à compra do buquê, há uma continha básica que muitos assessores de casamento fazem: use 5% de seu orçamento. Claro que isso pode variar de acordo com o modelo, o tamanho do arranjo e com os tipos de flores, pois há variação de preços para flores dentro e fora da estação. O mais importante, no entanto, é que você mantenha o equilíbrio financeiro – se você preferir investir muito nesse item, talvez algum outro ficará parcialmente sacrificado.

buquê versus vestidoBuquê versus Vestido de Noiva

Não basta apenas escolher as flores e folhagens mais bonitas para o seu arranjo; é preciso também pensar sobre como elas combinarão com o seu vestido de noiva. De um modo geral, o objetivo é complementar o vestido de forma harmônica e não fazer com que as flores entrem em competição com ele. No caso de um vestido mais simples, pode-se usar e abusar de buquês coloridos, pomposos, e até dos chamados maxi buquês. Já se o vestido for mais trabalhado, com pedrarias e rendas, por exemplo, o ideal mesmo é partir para um arranjo de flores mais delicado, pequeno e com um tipo só de flor. Ou seja, um vestido “incrementado” ficará mais harmônico com flores femininas, como o cravo. Já um vestido simples seria melhor combinado com flores igualmente autônomas e elegantes, como as orquídeas ou as rosas.

Principais cores de flores para  o buquê de noiva

  • Flores brancas: rosas brancas, lírios, gérberas, gardênia, margaridas, tulipa branca, copo de leite
  • Flores amarelas: narciso, acácia, girassol, tulipa amarela, orquídea, gérbera e frésia.
  • Flores laranjas: tulipa laranja, calêndula, hibisco laranja, capuchinha, begônia laranja, lírio-de-um-dia
  • Flores rosas: rosa, cravo, orquídea, alpínia rosa, azaleia, camélia, cymbidium
  • Flores vermelhas: rosa vermelha, alpínia vermelha, adônis, açucena, hibisco vermelho, petúnia
  • Flores lilás: violeta, jacinto, centáurea, delfin, íris, lisianto, lavanda
  • Flores roxas: violeta, amor-perfeito, verbena, lisianthus
  • Flores azuis: hortênsias, lavanda azul, rosa azul
  • Flores verdes: folhagens verdes, rosas verdes, flor do lúpulo, crisântemo

Flores sazonais

Lembre-se de que, para cada estação, há determinados tipos de flores que são mais fáceis de encontrar e isso faz com que sejam mais baratas em relação às flores que estão fora da estação. Veja as flores mais comuns encontradas de acordo com as quatro estações do ano no Brasil:

  • Flores da primavera: azaleia, bromélia, orquídea, crisântemo, girassol, gérbera, jasmim, lírio, tulipa, violetas, rosas
  • Flores de verão: gerânio, dália, petúnia, rosa, lírios, lisianthus
  • Flores de inverno: gérbera, verbena, tulipa, girassol, rosas, narciso, camélia, cymbidium
  • Flores de outono: azaleia, tulipa, cattleya, flor de maio, perpétua, orquídeas, lírio da paz, gérbera

Curtiu as nossas dicas? Então acompanhe sempre o blog do Organize Casamento, pois em breve teremos mais novidades!

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!