Votos de casamento: como escrever os seus?

“Na alegria e na tristeza; na riqueza e na pobreza; na doença e na saúde”. Estas frases fazem parte dos mais tradicionais votos de casamento que os noivos fazem quando estão no altar, trocando as alianças. Mas com tantas opções diferentes de votos e leituras atualmente, como você decide o que dizer em sua cerimônia de casamento para o seu futuro esposo ou futura esposa?

No passado, quando a maioria dos casais oficializavam sua união ​​em uma cerimônia religiosa, os votos padronizados eram parte obrigatória na liturgia do casamento. Mas em cerimônias civis, e até mesmo em muitos matrimônios realizados sob os termos religiosos atualmente, os noivos têm uma ampla liberdade para criarem e escreverem as promessas que serão ditas ao parceiro (a) na frente do celebrante.

Como fazer os votos de casamento

Em termos legais, o único requisito é uma declaração simples, em que cada um dos noivos concorda em aceitar o outro como seu marido ou esposa. Enquanto alguns casais – mais tradicionais e tímidos – escolhem fazer seus votos com textos curtos, porém muito românticos, outros querem aproveitar a oportunidade para expandir os fundamentos legais, personalizando seus votos e aproveitando ao máximo essa importante parte da cerimônia. E, embora não exista um requisito legal para ter leituras como parte de uma cerimônia de casamento, elas são outra forma de colocar sua personalidade na cerimônia, e também envolver seus convidados em seu dia especial.

#Fazendo seus votos personalizados

Seus votos de casamento são, provavelmente, a parte mais importante do ritual do casamento. Imagine que você e seu noivo estão fazendo promessas entre si, na frente dos familiares e amigos sobre a natureza do seu relacionamento e sobre a vida que ambos planejam ter juntos. Este pode ser o momento mais emotivo da cerimônia, já que os votos são, essencialmente, o que os noivos são capazes de prometer um ao outro no futuro.

Não se preocupe se a ideia de escrever seus votos a deixa em pânico e você simplesmente não sabe por onde começar: isso é normal! A maioria, se não todos, os celebrantes terão exemplos de votos populares que você pode adotar ou adaptar às suas próprias circunstâncias e gostos pessoais. Como alternativa, os profissionais poderão ajudá-la a elaborar algo completamente original.

Votos de casamento personalizados

Ao começar a escrever seus votos, pense no que deseja oferecer ao seu parceiro: cumplicidade e lealdade, desejando que ele seja sempre o seu melhor amigo e confidente, que se respeitem e que compartilhem sonhos e objetivos em comum. Esta é a sua chance de dizer o que o casamento significa para você, e como essa nova etapa irá melhorar as suas vidas através do amor recíproco.

#Votos baseados em poemas e leituras

Se você ou seu noivo não têm o dom das palavras e preferem não arriscar na hora de elaborar os votos, uma opção interessante é se basear em poesias e leituras como votos de casamento, que podem ser declaradas no dia mais especial da vida do casal.

Você pode ter uma ideia interessante sobre um poema ou letra de música que você sempre amou, ou talvez uma leitura que você ouviu no casamento de outra pessoa e que poderia aproveitar também no seu enlace matrimonial. Reúna uma seleção de peças que você gosta; então sente-se e discuta com seu parceiro até encontrar uma ou duas que sejam especialmente úteis para vocês dois.

#Vídeo para inspirar

Ainda está na dúvida de como escrever os seus votos? Que tal assistir ao vídeo abaixo e ter aquela inspiração maravilhosa para produzir votos dignos de muitas lágrimas de emoção! Confira!

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!