Vestidos de casamento sob medida têm algumas vantagens e desvantagens. Descubra os pontos prós e contras!

A busca por vestidos de noiva exclusivos e cheios de personalidade faz com que muitas mulheres decidam produzir seus vestidos de casamento sob medida.  Um vestido de casamento sob medida é projetado especialmente para a noiva, com a garantia de que uma cópia nunca será feita. Todo o desenho da peça é elaborado considerando o gosto pessoal da nubente, seu estilo e sua silhueta.

O traje da noiva é também um reflexo de outros fatores que influenciam os preparativos do casamento, como, por exemplo, a decoração, as flores do buquê e as cores usadas na celebração.

Quais as vantagens de fazer um vestido de noiva sob medida?

Ao optar por produzir um vestido exclusivo, toda noiva deve ficar atenta a algumas questões. Além de selecionar  um profissional capacitado e experiente, é preciso montar um cronograma de produção do vestido com bastante antecedência. As peças feitas por estilistas e costureiras levam um longo caminho para ficarem prontas.

Tudo começa com o desenho do vestido, que, por vezes, passa por uma série de esboços. A noiva precisa também definir o modelo, escolher o tecido, os acessórios e o buquê, que, juntos, formarão uma bela composição.

Além disso, um vestido de noiva totalmente customizado permite que se façam inúmeros ajustes, quantos forem necessários, até que o traje “caia como uma luva” no corpo das noivas. Essa é uma boa escolha para mulheres cujo corpo que não se adapta bem aos modelos de vestidos prontos e comercializados nas lojas.

vestido de casamento sob medida rendado

Será que o vestido sob medida é bom mesmo?

Como tudo na vida, os vestidos produzidos em atelier também apresentam algumas desvantagens. Se o seu casamento é do tipo “relâmpago” e você não teve o tempo necessário para planejar todos os detalhes como gostaria – inclusive a criação do vestido de noiva – talvez encomendar um sob medida não seja o ideal para você. Como já dissemos, a produção do vestido é morosa.

E tem mais um aspecto que pode ser desvantajoso para as noivas: em alguns casos, o pagamento antecipado de um vestido que ainda não foi feito é exigido pelos profissionais que atuam de forma autônoma.

Atenção com os esboços de modelos de vestidos

Mesmo que muitos alfaiates apresentem esboços do vestido antes da produção, um esboço (croqui) muitas vezes não corresponde ao resultado final da peça. O design que fica bem no papel pode se tornar um pesadelo quando o vestido se concretiza e toma forma no corpo da noiva. Há, inclusive, o risco de que, ainda que o vestido seja bonito, a peça não harmonize com o estilo da nubente e suas características físicas.

Sendo assim, analise com bastante antecedência que tipo de vestido você deseja e o quão exclusivo você quer que ele seja. Essas questões, quando definidas, podem ajudar muito na criação dos vestidos de casamento sob medida.

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!