Saiba como começaram algumas das tradições de casamento mais comuns que conhecemos atualmente

Cortar o bolo de casamento, jogar o buquê da noiva às convidadas, usar flor de lapela… Todas essas tradições de casamento começaram muitos anos atrás e se se perpetuaram no tempo e no espaço. Atualmente, mesmo com toda a modernidade adotada por alguns casais, certas tradições nunca são deixadas de lado. Acredita-se que trazem sorte, felicidade aos noivos e muita beleza às cerimônias de casamento.

Embora muitos de nós já tenhamos testemunhado todos esses costumes, poucos sabem como essas tradições vieram a existir. Neste post, vamos contar a interessante história de 6 celebrações, algumas muito curiosas. Prepare-se para ser surpreendido!

1. A origem das madrinhas de casamento

madrinhas de casamento

Você já se perguntou o motivo de as madrinhas de casamento usarem vestidos combinados para acompanhar a noiva durante o cortejo? Muitos pensam que é para que a nubente se destaque em meio a todos os outros convidados. Contudo, as madrinhas de honra originalmente usavam vestidos semelhantes à noiva para confundir os maus espíritos. Dessa forma, os espíritos malignos não saberiam qual mulher do grupo iria se casar.

Quanto ao dever da madrinha de casamento, no início dos tempos romanos, as damas de honra se alinhavam para formar um escudo protetor, enquanto caminhavam com a noiva até a aldeia do noivo. Esperava-se que o grupo de mulheres, igualmente vestidas, interviesse se qualquer amante vingativo tentasse ferir a noiva ou roubar seu dote.

2. A origem do bolo de casamento

Era comum os noivos darem uma mordida de pão no casamento, espalhando as migalhas sobre a cabeça da noiva para dar sorte. Os convidados, então, se arrastavam em torno de seus pés para pegar as migalhas, a fim de absorver um pouco daquela boa sorte.

Mais tarde, a tradição evoluiu e os noivos passaram a cortar pedaços do bolo de casamento para distribuir aos convidados. Todos os presentes pegavam o pedaço de bolo e o colocavam debaixo dos travesseiros para, novamente, terem boa sorte.

tradição do bolo de casamento

3. A origem do vestido de casamento branco

O branco é frequentemente associado à pureza, e é por isso que é considerado a cor tradicional das noivas virgens. Mas o que pouca gente sabe é que até os anos 1800, a cor mais usada pelas nubentes era o vermelho. Após o ano de 1840, as mulheres passaram a utilizar o vestido de casamento branco, inspiradas no vestido usado pela Rainha Victoria, quando se casou com o príncipe Albert.

Victoria foi contra a corrente e optou por um vestido branco rendado, uma cor que, na época, representava a riqueza em oposição à pureza. Claramente, a tendência pegou, já que muitas noivas hoje ainda cobiçam o clássico vestido branco.

4. A origem do buquê nupcial

Seguindo as tradições de casamento, as noivas gregas antigas carregavam bouquets de ervas e especiarias – não flores – para afastar os maus espíritos. Esse adereço pequeno foi elaborado para ter “poderes mágicos”.

5. O lançamento do buquê

Lançar o buquê é uma tradição padrão vista na maioria dos casamentos, embora o costume perdendo lentamente a sua relevância entre as noivas modernas. No passado, os casais não esperavam até a lua de mel para consumar seu casamento. Isso acontecia logo depois de dizer o “Sim”. O lançamento do buquê era usado como uma distração: enquanto todas as damas solteiras lutavam pelos arranjos florais, os noivos consumavam o ato.

6. A origem do véu

Originalmente, as noivas usavam véus para se protegerem do mal, de espíritos ciumentos e também para preservar sua modéstia. Nos primeiros dias, particularmente na Grécia e Roma antigas, os véus de noiva eram usados para que houvesse proteção contra o “mau-olhado”.

No entanto, em algumas culturas, o véu foi empregado pelas próprias famílias das nubentes; assim, os noivos conheceriam o rosto das futuras esposas apenas no dia do cerimônia, como acontecia em muitos casamentos arranjados.

 

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!