As daminhas de honra são uma das partes mais importantes – e mais fofas – de um casamento. De fato, a presença da daminha de honra e pajens são um toque de delicadeza e pureza nas celebrações, além de encantarem muito os convidados.

Embora pareçam bastante comuns, nem sempre os casamentos modernos contam com uma daminha de honra. Por isso, muitos casais se perguntam sobre o real papel que elas desempenham. 

Sendo assim, a Organize Casamento reuniu o básico para ajudá-la a compreender a importância da daminha de honra em seu casamento.

Qual a idade ideal de uma daminha de honra?

As daminhas, assim como os pajens, geralmente têm entre quatro e sete anos de idade. Em alguns países, as meninas são chamadas de “menina de flores”, porque carregam um pequeno buquê, enquanto os pajens levam as alianças dos noivos. 

Vale lembrar que crianças com menos de quatro anos geralmente não têm um desempenho tão bom. Por outro lado, crianças com mais de sete anos podem se sentir grandes demais para assumir o papel. Mas se você tem uma filha ou parente entre oito e 16 anos, considere atribuir a ela o papel de daminha de honra júnior.

Qual a diferença entre daminha de honra e florista de casamento?

Essa é uma grande dúvida dos noivos e que quase sempre causa confusão. Então, à medida que vão organizando o casamento, os nubentes passam a conhecer algumas peculiaridades do grande dia. 

Além dos estilos de decoração, modelos de vestido de noiva e protocolos do casamento, os noivo também precisam a diferença entre dama e florista. Em suma, as daminhas acompanham os pajens, que levam as alianças. Normalmente, o casalzinho entra após a noiva, assim que o padre solicita as alianças de casamento. 

Já as floristas podem entrar no altar antes mesmo das noivas. Sua função é caminhar com uma pequena cestinha contendo pétalas de rosas. Assim, a florista vai jogando as pétalas no decorrer do caminho, preparando o local para a entrada da nubente. 

Nos casamentos modernos, muitos noivos têm trocado as pétalas de flores por plaquinhas com frases românticas ou engraçadas. 

O que a daminha ou florista deve vestir? Quem paga por seu traje?

O traje das daminhas de honra e floristas de casamento, tradicionalmente, se assemelham ao vestido da noiva. Portanto, busque um tecido de cor correspondente ou escolha uma impressão com um esquema de cores semelhante para destacá-la. 

Não sabe o que ela deve vestir? Não há nada mais clássico do que um vestido branco de organza ou tule com uma faixa de cetim em tons de rosa, amarelo ou outro tom pastel. Quanto aos custos, siga a mesma regra que você está usando com suas damas de honra e padrinhos.

Agora que você já sabe o papel da daminha e da florista, já pode se concentrar em outros detalhes do casamento como a escolha do bolo, a seleção das músicas e a criação do Site dos Noivos!

Crie seu Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!