Dicas para escolher o melhor espumante para o casamento

Entre todas as bebidas selecionadas para a festa de casamento, o espumante ganha destaque pelo sabor e pela sofisticação em qualquer evento onde a bebida esteja presente. Escolher o melhor espumante para o casamento é apenas uma das muitas pequenas decisões que podem ajudar a criar o seu Grande Dia de forma espetacular.

Alguns dos fatores que podem influenciar a escolha de determinados tipos de espumantes e champagnes (espumante produzido na região francesa de Champagne) existentes atualmente no mercado de  bebidas finas incluem as preferências pessoais do casal, o custo dentro do orçamento e a harmonização com o buffet de alimentos servidos aos convidados.

Mesmo com dezenas de variedades de espumante e champanhe tradicional francês, encontrar a bebida sofisticada certa para o seu casamento pode ser um processo bastante divertido.

Dá para incluir a bebida fina no orçamento de casamento?

Uma das considerações iniciais mais importantes ao escolher o tipo de espumante perfeito para o menu da festa de casamento é o orçamento. Um modo de fazer isso é definir um orçamento total para investir na compra das bebidas alcoólicas e, em seguida, determinar qual porcentagem desse orçamento deve ser utilizado para a compra do champanhe.

Para determinar a faixa de preço ideal, divida o orçamento total de champanhe pela quantidade de garrafas que serão necessárias para servir a todos os convidados durante a recepção. Encontrar a faixa de preço certa é uma boa maneira de começar, já que o fator “custo” pode eliminar muitas opções que não se encaixam no orçamento estabelecido pelos noivos.

bebida fina no orçamento de casamento

Estilo do casamento influencia a escolha do espumante

Dependendo do estilo, do número de convidados e até mesmo da hora marcada para o matrimônio, o tipo de champagne escolhido também pode variar. Alguns casais preferem reservar a bebida fina de melhor qualidade apenas para o momento do brinde especial, enquanto outros pessoas preferem que a bebida seja servindo no decorrer de todo o evento. Neste último caso, é aconselhado servir um vinho espumante com preço mais baixo como parte de um coquetel de casamento personalizado, uma vez que o consumo será maior e, consequentemente, pesará mais no orçamento previsto pelos noivos.

Conhecendo melhor a cartela de espumantes

Depois que os detalhes sobre o orçamento de bebidas para o casamento estão definidos, a parte realmente divertida começa com a degustação dos variados tipos de champagne. Para os casais que ainda são novos no “mundo do champanhe”, vale considerar uma leitura intensa sobre as muitas variedades diferentes de vinhos espumantes no mercado. Algumas pessoas preferem um espumante seco e fresco; enquanto outras gostam de uma variedade mais efervescente.

Busque também algumas sugestões com sommelier experientes em buffets de casamento e até em restaurantes, bares e vinícolas especializadas. Por vezes, esses estabelecimentos até oferecem um dia de degustação, ajudando os noivos a fazerem uma escolha consciente, com base em seus gostos e seus sonhos de um casamento perfeito e delicioso

cartela de espumantes

Tipos de espumantes mais comuns

De acordo com os métodos de produção, os espumantes são classificados nas variedades indicadas abaixo:

  • Prosecco: Este espumante tem origem italiana, sendo mais leve e cítrico. Harmoniza bem com pratos mais leves, como peixes e empanados.
  • Moscatel: O espumante Moscatel é um espumante doce e aromático, sendo a escolha perfeita para acompanhar sobremesas à base de frutas.
  • Demi-Sec: Um meio-termo entre o Moscatel doce e o espumante mais seco (Brut Seco), o Demi-Sec acompanha aves e seus acompanhamentos agridoces.
  • Champenoise (ou Tradicional): Bastante encorpado e com aromas envelhecidos e oxidativos, esse espumante harmoniza bem com pratos mais elaborados.
  • Charmat: Produzido com o método Champenoise, é um espumante mais leve e menos estruturado.

Assim fica fácil escolher o melhor espumante para o casamento, não é mesmo?

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!