A moda para casamento conta algumas regras de etiquetas que ainda devem ser seguidas, por mais moderno que seja o estilo da cerimônia. Confira!

Nos casamentos contemporâneos, as são cada vez menos rígidas porque os casais modernos procuram fugir do tradicional com propostas mais inovadoras e personalizadas. No entanto, há algumas normas de etiqueta de casamento que ainda devem ser seguidas à risca, e uma delas diz respeito à moda para casamento.

Separamos sete erros que noivos e convidados devem procurar nunca cometer em uma cerimônia de casamento, ainda que o estilo da festa seja mais despojado. Veja quais gafes você deve evitar na moda para casamento.

1. Se não for a noiva, nunca use branco!

moda para casamento

Isso também inclui os tons de marfim, off white (branco sujo) e qualquer outra variação da cor. Embora esta seja uma regra clássica de moda no casamento, muitos convidados ainda cometem equívocos. O tom de branco e similares nas roupas dos convidados só é aceito se o casamento for na praia e os noivos escolheram as batas como trajes oficiais. Fora isso, a única que pode apostar no branco é a própria noiva, ou o noivo. Quer vestir algo parecido com branco? Tente um neutro como um rosa bebê, nude e tons pastel bem claros.

2. Manchas de suor nas roupas

No caso dos homens, é muito comum que se forme a famosa “pizza” de suor embaixo do braço depois de algumas horas de festa. Se você está preocupado com o seu nível de conforto durante a cerimônia de casamento e quer aproveitar a dança ao máximo, experimente uma roupa em um tecido macio e leve. E não esqueça de caprichar no desodorante antitranspirante.

3. Jeans nunca é uma boa opção

As roupas em tecido jeans sempre serão muito casuais para qualquer ocasião especial. Por serem peças tão básicas, usadas no cotidiano, por que escolher usar o jeans para um casamento? O jeans só cai bem quando usado como um acessório para uma celebração despojada, como no exemplo de noivas que vestem jaquetas jeans para o ensaio fotográfico. Mas repare que o jeans não substitui o vestido de noiva ou o longo das madrinhas. Ele é apenas um acessório que dá um toque de modernidade ao look.

4. Evite decotes muito chamativos

Algumas cerimônias religiosas exigem que a moda para o casamento siga um estilo mais mais modesto e discreto. Caso você, convidada, decida mesmo usar um decote generoso na cerimônia de casamento, pode cobrir os ombros e o colo com um xale ou uma echarpe de tecido fluido. O acessório incrementa o look com uma transparência velada na medida certa.

6. Saltos muito altos devem ser deixados de lado

moda para casamento

É verdade que os sapatos de salto conferem uma elegância ímpar às convidadas. Contudo, existem algumas dicas de uso do salto alto em eventos sociais. Em primeiro lugar, saltos altíssimos não são indicados para casamento na praia ou no campo. Andar com um salto de muitos centímetros em um solo instável pode causar acidentes e torções graves nos tornozelos. Além disso, o exagero no tamanho do salto deixa o look mais vulgar e não é nada confortável, especialmente se você precisa passar por ruas de paralelepípedos.

6. Não vá contra as regras de etiqueta sobre trajes de casamento

Todo mundo tem um estilo próprio de moda que gosta de usar em qualquer ocasião (inclusive nas cerimônias matrimoniais). Mas é preciso ter cuidado ao investir em um visual sem saber ao certo que tipo de traje foi definido para o casamento. Você não quer desfilar com um vestido de tecido brilhante em um casamento praiano, certo? Sendo assim, verifique no convite de casamento enviado pelos noivos qual tipo de traje foi selecionado para o evento.

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!