Entenda melhor a diferença entre a marcha nupcial e o cortejo 

Uma marcha nupcial e um cortejo de casamento são dois detalhes do enlace matrimonial facilmente confundidos, mas existem diferenças importantes entre os dois. Se você está planejando seu Grande Dia, é importante conhecer a definição adequada de cada um deles.  

Mas vale destacar que ambos proporcionam momentos emocionantes aos noivos e aos convidados. Ninguém resiste à emoção ao ouvir as marchas de casamentos mais tradicionais:  a de Mendelssohn e a de Wagner. Abaixo, vamos explicar as diferenças entre as duas composições.

O que é o cortejo de casamento?

Um cortejo (ou procissão) de casamento marca o início da cerimônia. A procissão é marcada pela entrada dos noivos; o noivo normalmente entra acompanhado da mãe ou outra mulher da família, como uma irmã ou tia. Os padrinhos de casamento, daminhas e pajens também fazem parte da procissão, que é encerrada com a entrada noiva. Ela é levada pelas mãos do pai (ou outro parente) até o altar, onde o noivo a espera.
 

Marcha nupcial ou marcha de casamento

A marcha do casamento é, propriamente, a música tocada durante a procissão. A canção segue um ritmo lento, permitindo que os membros do casamento tenham tempo suficiente para caminhar pelo corredor. A marcha pode ser tocada novamente no final da cerimônia.

Ordem de entrada no cortejo de casamento

Os primeiros a adentrar ao local de casamento são o noivo e sua mãe, que se posiciona sempre ao lado esquerdo. Após, é a vez do pai do noivo entrar acompanhado da mãe da noiva, também ao seu lado esquerdo. Na sequência, surgem os casais de padrinhos intercalados (padrinhos indicados pelo noivo e pela noiva). Daminhas ou pajens levam as alianças e, por fim, a noiva adentra o recinto  com seu pai, ao seu lado esquerdo. Os padrinhos e familiares da noiva se posicionam do lado esquerdo do altar; os do noivo ficam do lado direito.

Músicas

Embora a noiva e o noivo possam selecionar qualquer música como sua marcha de casamento, existem algumas músicas tradicionais que são comumente usadas durante o cortejo. A “Marcha Nupcial”, de Mendelssohn, e a “Bridal Chorus”, de Wagner são as preferidas dos noivos.

Se você e seu noivo tiverem dúvidas sobre qual música de casamento escolher para a sua cerimônia, converse com sua assessora de eventos. Ela poderá dar dicas, sugerir canções e ajudar a montar uma playlist que combine com o gosto musical do casal. Não esqueçam de incluir na lista as músicas que marcaram o romance de vocês, hein!

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!