Organizando a última noite de solteira da noiva? Veja aqui um guia completo para planejar a festa de despedida de solteira

As festas de despedida de solteira são uma tradição de casamento que começou uns anos atrás, abrindo espaço para o empoderamento feminino. Nas décadas anteriores, apenas os noivos costumavam celebrar a última noite “soltinhos” – antes que subissem ao altar. Agora, as mulheres celebram a mudança de estado civil com uma festa de despedida de solteira entre amigas.

Se você é madrinha ou convidada e está encarregada de planejar a festa de despedida de solteira da noiva, leia o guia completo de tudo que vai precisar preparar para uma despedida de solteira inesquecível.

Quem organiza a despedida de solteira da nubente?

A organização da festa de despedida de solteira pode ser feita pelas madrinhas, familiares, amigas ou outras convidadas da festa. Não existe uma regra de etiqueta para isso. É necessário, somente, que as pessoas tenham boa vontade, criatividade e disposição para organizar todos os detalhes. E, de preferência, que a festa seja uma surpresa agradável para a noiva.

Muitas vezes, a festa reúne apenas as mulheres, dentre familiares e amigas mais íntimas da noiva. Com um grupo apenas feminino, a noiva e as convidadas se sentem mais à vontade para apimentar as brincadeiras (sem que o noivo saiba).

Em alguns casos, os casais até preferem fazer festas de despedida de solteiro em conjunto, chamando amigos homens e mulheres. Essa é uma forma de evitar brigas e ciúmes, afinal, todos estarão celebrando juntos a nova etapa na vida dos noivos.

festa de despedida de solteira

Lista de convidados

Como já citamos, as festas de despedida de solteira não precisam contemplar todos os convidados para o casamento. A despedida de solteira é uma festa mais reservada, que não precisa incluir, por exemplo, colegas de trabalho. A menos, claro, que as colegas sejam mais próximas. Geralmente, é melhor manter essa festa bem pequena: o ideal é convidar menos de 20 pessoas.

Decida uma data

Por costume, as festas de despedida de solteiro aconteciam na noite anterior ao casamento, o que era motivo de muitos problemas no grande dia. A ressaca e outros acontecimentos no decorrer da despedida acabavam influenciando no bem-estar do noivo e da noiva.

Nos casamentos modernos, os noivos têm preferido fazer a festa com alguns dias de antecedência. Assim, todos têm tempo de se recuperar dos “exageros” cometidos na despedida de solteira ou de solteiro.

Como planejar os gastos com a festa de despedida?

Por mais simples que seja uma festa de despedida de solteira, sempre haverá gastos extras. Dependendo do local escolhido para o evento, cada convidada poderá pagar sua parte. Por exemplo, se a festa for realizada em um restaurante ou barzinho, é possível fazer comandas individuais, o que barateia o custo do evento.

despedida de solteira

Mas e se a festa for realizada em um outro ambiente fechado? Bem, aí é preciso planejar os gastos com quitutes, bebidas, decoração, acessórios para brincadeiras (placas, óculos, máscaras) e até os dançarinos (sim, a presença dos dançarinos bonitões faz toda a diferença na festa!).

Cada convidada pode contribuir com um valor estipulado, em conjunto, por todas as pessoas que participação do evento.

Vale enviar convites para a festa de despedida?

Depende. Se as noivas podem gastar um pouco mais com os convites de eventos relacionados ao casamento (chá de panela, de lingerie, entre outros), então vale enviar os convites para a festa de despedida. Mas isso não é uma regra e pode ser cortado, especialmente se o orçamento do casamento não permitir gastos extras.

Os nubentes que fizeram o Site dos Noivos podem enviar convites online. Quem não tem Site dos Noivos pode avisar as convidadas da despedida por apps de conversa, considerando que o número de pessoas presentes no evento será bem reduzido.

Presentes

A festa de despedida de solteira não é uma festa de presentes da mesma forma que um chá de panela é. Então, os presentes não são necessários. Dito isto, esta é uma grande oportunidade para as convidadas darem à noiva presentes mais sensuais, como lingeries e brinquedos eróticos. O objetivo é que a noiva e suas convidadas se reúnam e se divirtam antes do casamento.

Criar Site Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!