Os exames pré-nupciais são importantes para a detecção e prevenção de doenças, principalmente as DST´s

Embora muitos casais já tenham vida sexual ativa antes do casamento, a realização dos exames pré-nupciais continua sendo muito importante para preservar a saúde sexual dos noivos. Considerando que o matrimônio é um projeto de uma longa caminhada juntos e que pode incluir o nascimento dos filhos, saber se o(a) companheiro(a) está saudável pode evitar preocupações futuras.

Os exames pré-nupciais sempre fizeram parte da organização do casamento, principalmente quando o sexo acontecia somente após a troca de alianças. Mas os tempos mudaram e o número de doenças sexualmente transmissíveis – as DST´s – cresceu paralelamente.

Além dos exames básicos de sangue e urina, os noivos precisam providenciar exames mais específicos, que explicaremos a seguir. exames pré-nupciais

Exames pré-nupciais feitos pelo casal

Alguns tipos de exames de sangue mais específicos devem ser feitos tanto pelo homem quanto pela mulher. A coleta do sangue tem por objetivo a avaliação de doenças como hepatite B e C, sífilis e AIDS, que são infecciosas e sexualmente transmissíveis. Além disso, a investigação inclui outras análises para a detecção da presença de toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus. Esses males podem prejudicar a saúde do bebê em uma futura gestação.

Exames de tipagem sanguínea

Os médicos também solicitam aos casais, durante a consulta clínica, que façam hemograma completo, exames de dosagem de açúcar para detecção de diabetes, além de coletas de sangue para análise de colesterol e dosagens hormonais.

Aconselhamento genético

Nos casos em que as mulheres já passaram dos 35 anos, os médicos geneticistas fazem o que é conhecido como aconselhamento genético. O acompanhamento feito pelo geneticista avalia o histórico familiar do casal e analisa possíveis riscos na gestação, que incluem Síndrome de Down, má formação fetal, defeitos congênitos e demais situações de risco para a mãe.

Exames pré-nupciais que os homens devem fazer

Além dos exames de sangue citados anteriormente nesta matéria, os homens devem fazer o espermograma, que realiza a contagem de esperma e identifica se ele é fértil ou não.

Essa avaliação é crucial avaliar as chances de uma futura gravidez saudável, planejada e sem intervenções médicas. O espermograma também ajuda a tratar precocemente de problemas que possam atrapalhar a vida sexual e o relacionamento do casal.

exames pré-nupciais

Exames pré-nupciais que as mulheres devem fazer

Para a ala feminina, as exigências são maiores quando à realização dos exames antes do casamento. Isso acontece em decorrência da possibilidade de gravidez, e por isso, as noivas precisam estar com a saúde em dia, em todos os sentidos.

Os exames de sangue e de urina já mencionados são acrescidos de exames de dosagem hormonal, exames de imagem das mamas, útero e ovário, que servem para avaliar a presença de cistos, tumores, endometriose e outros problemas ginecológicos.

A prevenção do câncer de colo do útero é outra preocupação que as mulheres devem ter em qualquer momento da vida. O exame preventivo é o Papanicolau, feito em pacientes que não são virgens, complementado pelo ultrassom intravaginal. Para as mulheres que ainda não têm vida sexual ativa, os ginecologistas indicam a ultrassonografia pélvica por via abdominal.

Na consulta com o ginecologista, o ideal é que o profissional faça uma avaliação clínica mais criteriosa da paciente, pesquisando possíveis riscos de hipertensão arterial, diabetes e problemas de tireoide.

Por outro lado, se o casal não pretende ter filhos, ou não pensa em uma gravidez mais imediata, o casal pode conversar com o especialista sobre os melhores métodos contraceptivos.

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!