Doces de casamento tradicionais

A mesa de doces sempre é, sem dúvida, um dos grandes destaques na recepção da festa de casamento, pois além de serem deliciosos, muitos doces são confeccionados como se fossem verdadeiras obras de arte, com uma variedade de sabores e cores para ninguém botar defeito. Nas décadas passadas, os doces de casamento tradicionais eram os preferidos das noivas, mas nos últimos tempos, os casais apostam em docinhos que fogem do tradicional, e escolhem combinações exóticas, mas que agradam todos os tipos de paladares.

Mas você sabe como começou a tradição dos doces de casamento? Bem, essa tradição surgiu na Alemanha, onde os noivos costumavam tomar uma bebida doce, que mistura mel e água. De uma forma simbólica, essa bebida tinha a missão de adoçar a vida dos nubentes.  Ao longo dos anos, a bebida foi substituída por biscoitos e depois pelas guloseimas que conhecemos hoje.

Doces de casamento mais comuns em cada país

Brasil

O bem-casado é um dos doces mais tradicionais que decoram a mesa do bolo de noiva. O doce é produzido com duas fatias finas de pão-de-ló, recheados com uma camada generosa de doce de leite. O pão-de-ló representa os noivos e doce de leite, o lado doce da vida.

Bem-casado


França

Nas festas de casamento francesas, o croquembouche é o doce tradicional escolhido pelos noivos. Ele é feito com pasteis de nata e recheio de creme de confeiteiro. O açúcar caramelizado reveste todo o doce, que ainda pode ser decorado com raspas de chocolate.

Croquembouche


Suíça

Na Suíça os macarons são os docinhos que reinam na festa de casamento. Deliciosos e coloridos, eles nunca passam despercebidos na festa.

Macarons


Portugal

Em Portugal, os bem-casados e os pasteis de Belém são servidos com vinho do Porto. Os bem-casados portugueses são diferentes dos docinhos feitos no Brasil, pois estes são geralmente elaborados com recheio de creme de ovos.

Pastel de Belém


Mas apenas pensar nos sabores e estilos e doces não basta para ter uma mesa de bolo decorada com muito requinte. É preciso também pensar em como organizar os docinhos, escolher forminhas adequadas e cores que harmonizem com toda a decoração da festa. Para saber mais dicas, assista abaixo o vídeo que separamos para você, que traz dicas excelentes sobre os docinhos de festa de casamento!

 

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!