Veja dicas para organizar o seu chá-bar ou chá de cozinha!

O chá-bar e o chá de cozinha são tipos de eventos que antecedem o casamento e que muitos noivos optam por fazer, já que esta é uma forma de receber presentes e reunir parentes e amigos no pré-casamento. Há também casais que preferem não planejar esse tipo de comemoração, embora sejam muito divertidos e remetam ao clima da festa de casamento.

Mesmo os nomes sendo bem parecidos há grandes diferenças entre o chá-bar e o chá de cozinha. Por exemplo, o chá-bar é um evento mais moderno, enquanto o chá de cozinha é para quem gosta de fazer as coisas do jeito tradicional.

Com base nisso, preparamos um post com as diferenças entre um e outro, e também dicas para cada tipo de chá! Venha com a gente!

Presença do Noivo

O chá de cozinha é algo mais feminino; na maioria das vezes, apenas mulheres marcam presença no evento. Com isso, os amigos e o noivo vão curtir o dia de outro jeito e não marcam presença na festa.

O chá-bar vem cada vez mais conquistando o coração dos noivos modernos, devido ao fato de que, tanto mulheres quanto homens, comparecem ao evento. Além disso, os nubentes organizam e preparam o evento juntos.

chá de panela

Brincadeiras

As brincadeiras também diferem entre si, mas ainda sim algumas brincadeiras realizadas no chá de cozinha podem estar enquadradas no chá-bar, ou vice e versa. O que os noivos devem evitar é justamente não promover nenhuma brincadeira no chá, já que este deve ser um momento de diversão reunindo os noivos e os convidados da festa.

Confira algumas dicas de brincadeira:

Será que nós conhecemos?: Essa é indicada somente para o chá-bar, pois precisa da presença de ambos. Em algum momento da festa, um dos padrinhos irá ler perguntas para o casal e as respostas precisam ser iguais.

Por exemplo: Quem é o mais chato?
Os dois precisam escrever: Ele-Ele ou Ela-Ela.
Se eles errarem mais do que acertarem, deverão pagar mico em conjunto.

Adivinhando o presente: Essa pode ser feita nos dois tipos de chás. A brincadeira consiste no casal adivinhar qual presente está dentro da caixa. Se for chá de cozinha, a noiva tem que descobrir sozinha. Se errarem mais do que acertarem, devem pagar um mico; caso acertem mais do que errem, deverão escolher um dos padrinhos ou madrinhas para pagaram algum mico.

Presentes

Como o nome já diz, no chá de cozinha os presentes são voltados para os utensílios de cozinha. No entanto, no chá-bar os noivos podem mesclar nos presentes e optarem por bebidas ou utensílios de cozinha.

Decoração

No chá de cozinha, a decoração é mais tradicional, e na maior parte das vezes a cor rosa predomina. Já no chá-bar, decoração envolve tons mais modernos e menos românticos, como o preto e o cinza. Cabe lembrar que, na decoração do chá-bar, vale investir em itens utilizados em barzinho, como garrafas, porta-copos e abridores de garrafa. Há casais que tematizam o chá-bar, fazendo a decoração ao estilo dos botecos mais boêmios.

Chá de barnela

Nada de chá de cozinha ou chá-bar: a moda agora é chá de barnela. Essa tendência é a junção de chá-bar com chá de panela. A ideia consiste na união do moderno com o tradicional; na primeira parte da festa, apenas as mulheres comparecem e se divertem.  Mais tarde, os noivos chegam e se juntam à confraternização.

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!