Planejar um evento não é tarefa fácil, principalmente quando se trata do casamento. De fato, a cerimônia de casamento é repleta de detalhes, que vão desde a organização do grande dia até as regras de etiqueta. Sim, existem regras de etiqueta para casamento!

Nem todos os casais conhecem bem as formalidades e protocolos envolvidos em um matrimônio. Por isso, muitas vezes optam por contratar um assessor ou um coordenador de casamento. 

Mas, para ajudar os noivos que não podem ter um assessor colaborando no planejamento do casamento, a Organize Casamento separou algumas dicas básicas sobre regras de etiqueta para casamento. Saiba mais!

Regras de etiqueta para casamento formal ou informal

Uma dúvida comum dos noivos é saber se podem ou não fazer um intervalo entre a cerimônia de casamento e a recepção. De fato, um pequeno intervalo – cerca de uma hora – é tempo suficiente para os noivos retomarem o fôlego e até fazerem um ensaio de fotos do casamento.

No entanto, de acordo com as regras de etiqueta para casamento, é válido tentar não estender muito esse período. Afinal, seus convidados ficarão esperando na recepção e não é conveniente que os noivos se ausentem por muito tempo. 

Nosso pet pode participar do casamento?

Pelas regras de etiqueta para casamento atuais, os pets podem sim participar do seu casamento! Afinal, a presença deles até incentiva os noivos na hora de dizer o “sim”. Porém, é essencial que os pets sejam domesticados e tenham fácil convivência com outros pets e outras pessoas. 

Além disso, lembre-se de que o espaço de casamento reservado deve ter um local especial apenas para os pets circularem enquanto os convidados interagem. 

Não gosto de vestido de casamento. Sou obrigada a usá-lo?

Se tem uma coisa que mudou muito de uns anos para cá é a formalidade do traje de casamento. Normalmente, as mulheres se casam com vestidos de noiva, mas isso não é uma obrigação! A moda nupcial, de fato, permite que as mulheres se casem com jumpsuits (macacões), um traje muito charmoso e elegante. 

Somos dois noivos (homens) e ambos queremos vestir branco. Isso é legal?

Claro! Só porque não há uma noiva não significa que vocês dois não podem usar tons de branco. Assim, lembre-se de que o traje para os futuros casais é uma decisão pessoal. Portanto, podem usar branco ou outra cor leve, deixando o colorido para a flor de lapela. 

Posso usar salto alto no meu casamento na praia?

regras de etiqueta para casamento

Os saltos fazem maravilhas para um vestido ou um jumpsuit chique. De fato, eles prolongam sua silhueta e tornam sua postura perfeita para fotos. Saltos e areia, no entanto, são uma receita para o desastre. Você pode imaginar perder a sua primeira dança graças a um tornozelo torcido? 

Sendo assim, use salto apenas para a produção das fotos de casamento e quando estiver em um terreno estável. Depois troque-os por sapatilhas elegantes ou sandálias baixas com pedrarias e outros detalhes. 

Como seleciono minhas leituras para os votos de casamento? Existem apenas certas passagens religiosas que posso usar?

Existe uma grande variedade de materiais para usar em suas leituras: passagens bíblicas, poemas, trechos de livros, letras de músicas e até versos próprios. Embora não exista uma regra estrita, considere uma leitura que fale da sua história de amor e seja apropriada para todas as idades. 

Dito isto, algumas instituições religiosas reduzem suas escolhas. Por exemplo, as igrejas católicas romanas geralmente têm uma pequena lista de passagens bíblicas para escolher. Se a sua cerimônia não é confessional, considere obras de literatura ou músicas que a inspirem.

Preciso ter um Site dos Noivos?

Ter um Site dos Noivos não é obrigatório, mas é muito divertido e é uma forma de lembrar do seu casamento para sempre. Afinal, no seu Site dos Noivos personalizado estarão fotos, músicas, mensagens dos convidados e toda a jornada de planejamento do casamento. 

Além disso, plataformas como a Organize Casamento oferecem vários recursos e ferramentas que ajudam a preparar cada detalhe do grande dia.

Então, você e seu par podem organizar tudo em um único ambiente digital. E, se tiverem assessoria de casamento, podem compartilhar tudo com os profissionais. 

E, você? Já conhece a Organize Casamento? Experimente nossas funcionalidades, porque você pode acessar tudo por 12 meses gratuitamente!

Crie seu Site dos Noivos Grátis

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!