chá de cozinha, ou chá de panela, é um evento que já virou tradição nos pré-casamentos, sendo a oportunidade de os noivos, ou apenas a noiva, aproveitar alguns momentos de diversão com as amigas mas próximas, madrinhas e familiares, além de ganhar presentes que faltam para completar o enxoval de casamento.

Como todo evento, ele também precisa de planejamento antecipado. Por isso, resolvemos dar algumas dicas que vão ajudar muito a hora de organizar o seu chá de panela! Acompanhe nosso post!

Planejamento

Embora pareça um evento simples de organizar, o chá de panela requer planejamento com antecedência para que tudo corra conforme o esperado e com muita tranquilidade. O ideal é que a noiva comece a planejar cada detalhe da brincadeira alguns meses antes e, para isso, até pode contar com a ajuda das amigas e parentes. Comece a planejar três meses antes. Lembre-se que, além do chá bar, você também estará em meio à organização do seu casamento, acertando os detalhes finais que acabam sendo exigindo atenção aos pequenos detalhes.

Local e decoração:

O local escolhido para organizar o chá de cozinha é importante porque é partir disso que você poderá pensar no número de convidadas e na decoração que deseja para tornar esse momento mais do que especial. Pensando que esse tipo de festa é algo mais intimista, o espaço selecionado pode ser o salão de festas do prédio, o quintal de casa ou mesmo um clube. Mas considere não investir muito dinheiro neste evento, já que a própria cerimônia de casamento já irá canalizar muito investimento.

Com o espaço da festa definido, é a hora de acertar o estilo de decoração, que pode ser um reflexo da decoração escolhido para o Grande Dia. Mas para as noivas que adoram uma brincadeira, porque não decorar a festa com outros temas, que incluem desde personagens em quadrinhos até temas juninos, natalinos, entre outros.

Lista de convidadas:

lista de convidadas do chá bar, ou chá de panela, é bem diferente da lista que você preparou para o seu casamento. Isso significa que ela pode ser bem menor, contemplando apenas os nomes das pessoas mais próximas, como as melhores amigas e as familiares que você mais convive e tem afinidades. A lista ideal para o chá de cozinha inclui apenas as madrinhas, familiares e pessoas mais próximas, além de pessoas que lhe são queridas e que são descontraídas o suficiente para deixar o momento ainda mais divertido.

Enviando os convites:

Se você decidiu elaborar convites formais para enviar à sua lista de chá de panela, envie os convites com antecedência para não ficar muito em cima da hora e as convidadas possam se planejar para a compra de presentes. O mesmo vale para os convites online, que devem ser enviados por e-mail com a mesma antecedência.

Lista de Presentes:

Elabore sua lista de presentes considerando deixá-la em mais de uma loja. Assim, as convidadas terão poderão comparar preços. Ao planejar a lista, priorize as peças que você realmente vai precisar em sua nova casa, evitando desperdícios e presentes duplicados. Para os casais que já moram juntos e já têm o enxoval completo, a cota de viagem de lua de mel pode ser uma excelente opção de presente.

Comidas e bebidas:

O cardápio de comidas vai depender muito do estilo de festa de chá de panela que você pretende organizar. Entre as opções mais interessantes estão o tradicional churrasco, rodízios de pizza, comidas de festa junina, ou algo mais simples – mas não menos saboroso – como uma farta mesa de frios, salgadinhos e sanduíches de metro. Caso o orçamento já esteja bastante restrito, combine com as convidadas de você servir as bebidas, enquanto as visitas levam um pratinho de doce ou de salgado.

Brincadeiras:

Chá de cozinha sem brincadeiras não é o chá de cozinha que as noivas merecem. É importante lembrar que o evento não serve apenas para ganhar presentes; essa é a oportunidade de estar com pessoas queridas, que estarão com você também quando subir ao altar. Portanto, use a criatividade e aposte em brincadeiras que todas possam participar. Vale conversar com as convidadas para pedir dicas e sugestões, evitando, inclusive, que seja feita alguma brincadeira constrangedora do ponto de vista de alguma convidada.

Dica importante: Nem todo mundo leva jeito para programar o cronograma de atividades referentes ao casamento, incluindo o chá bar. Por isso, aposte em ferramentas práticas e funcionais, que ajudarão a listar todas as tarefas e fazer o check-in de cada uma delas. Conheça a Organize Casamento, uma plataforma com recursos importantes como Agenda, Checklist, Sistema de Avisos, Controlador Financeiro, Lista de Presentes e muito mais!

Gostou das nossas dicas? Fique por dentro das novidades de beleza para noiva no blog da Organize Casamento!

Crie seu site dos noivos gratuito

Dicas para o seu chá de cozinha

O chá de cozinha, ou chá de panela, é um evento que já virou tradição nos pré-casamentos, sendo a oportunidade de os noivos, ou apenas a noiva, aproveitar alguns momentos de diversão com as amigas mas próximas, madrinhas e familiares, além de ganhar presentes que...

Inspiração de tiaras não tradicionais

Muitas noivas ainda guardam um estilo tradicional para a celebração de casamento. Enquanto umas buscam vestidos e tiaras convencionais, outras desejam um tipo de tiara de noiva alternativa para arrasar no Grande Dia. Deixando de lado as tendências, a Organize...

Inspiração de convites de casamento

Os casais modernos têm apostado bastante na criatividade para fazerem os convites de casamento. Em alguns casos, os noivos podem optar pela confecção de dois tipos de convites diferentes: um modelo de convite de casamento para os convidados e outro, mais elaborado,...

Guia de cores para toalhas de mesa

Planejar uma festa de casamento é um desafio e parece que não acaba nunca, e para o planejamento da sua festa ser um sucesso as toalhas de mesa podem vir acompanhadas de personalização, então vamos saber mais um pouco sobre como você pode arrasar na sua festa...

Como usar a cor de 2022 na sua festa

O Very Peri foi eleito a cor oficial de 2022, criado exclusivamente pelo pantone. Anualmente o Pantone Color Institute elege uma cor que dita as tendências de moda, design e casamentos.  “Com as tendências nos jogos, a crescente popularidade do metaverso e a crescente...

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!