5 dicas para escolher a cor do seu casamento

Assim como escolher o melhor modelo de vestido de noiva, a seleção da cor temática da cerimônia de casamento é difícil e demorada. A enorme variedade de cores gera muitas dúvidas e é preciso levar muitos fatores em conta para acertar na escolha da cor ideal. Há quem prefira definir o tom pela estação do ano; outras noivas seguem a simpatia pela sua cor favorita. Os critérios podem variar, mas o mais importante é que a decoração do casamento seja leve, sofisticada e represente o estilo dos noivos. Neste post daremos dicas para ajudar a escolher a cor do seu casamento!

#1 – Antes de tudo, defina o local do casamento

Na hora de escolher a cor oficial da decoração do casamento, o importante é não ter pressa. O primeiro passo é definir o local onde será realizada a cerimônia, já que a decoração do espaço influencia diretamente na seleção da cor ideal para os demais arranjos decorativos. Se o espaço escolhido pelo casal for decorado com objetos prateados, os noivos podem optar por cores mais intensas e chamativas, como o verde, o azul turquesa, o roxo e até o rosa, pois todos harmonizam muito bem com o prata.

Caso o local tenha objetos dourados, como lustres e castiçais, o casal pode preferir utilizar tons mais sóbrios, que fazem o contraponto com o dourado. Nesse casos, são indicados os tons de marrom, laranja escuro, o vinho, entre outros.

#2 – Cores e sensações

Cores nos casamentos

O uso adequado das cores é algo importante quando queremos passar a outras pessoas determinadas sensações. Tons de verde, laranja, rosa e turquesa são alegres e modernas; já o vinho, o verde esmeralda e o azul jeans são mais elegantes e sofisticados. O dourado também é uma cor que transmite requinte. Então, ao escolher sua cor ideal pense em qual sensação você deseja para passar para os seus convidados.

E não se esqueça, mais uma vez, que o local do casamento deve combinar com a cor desejada: casamentos na praia combinam muito bem com tons de verde, amarelo e azul; cerimônias no campo ficam lindas com uma decoração em tons de rosa e roxo, que são cores análogas ao verde das folhagens do campo.

#3 – Inspire-se em um catálogo de cores profissional

Toda noiva faz um álbum de recortes que servem de inspiração para a decoração do casamento. As ideia que pegamos de revistas e sites especializados são de grande utilidade, Mas o assunto é escolha da cor, não abra mão de recorrer a um catálogo profissional de cores, que pode ser conseguido em uma gráfica. O catálogo Pantone, por exemplo, é o mais utilizado. Além de ser um catálogo universal,  a escala Pantone contém inúmeras cores e tonalidades, que são, inclusive, utilizadas como base para diversos projetos de arquitetura e decoração pelos profissionais da área.

#4 – Não se esqueça dos tons neutros

Cores em tons neutros

Branco, bege, cinza claro, branco sujo… Pode não parecer, mas essas cores mais “simples” são importantes para a decoração do seu casamento. Elas servem como cores de apoio aos tons mais fortes que vão se destacar na decoração. Por isso, na hora de pensar na cor do casamento, pense também em escolher uma cor de apoio para contrabalancear com os tons mais intensos.

#5 – Tente dosar as cores

Harmonia é a palavra-chave quando se trata de trabalhar com as cores do casamento. Com tantas cores lindas e viva, é normal que as noivas queiram usar o máximo de cores possíveis na decoração. Mas quanto mais cor, mais pesada fica a decoração. E o quer era para ser elegante, acaba virando brega. É muito difícil, inclusive, trabalhar com muitos tons de uma mesma cor ou com muitos tons de cores diferentes. Escolha duas ou três cores – no máximo –, sendo duas mais fortes e uma neutra, conforme já citamos neste post.

Quer mais dicas para facilitar a escolha da cor do casório? Então assista ao vídeo abaixo!

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!