Desapegar dos pais é difícil, mas chega um momento que se torna preciso. Aprenda a sair da zona de conforto e garanta um melhor relacionamento com o seu parceiro(a)!

Alguns anos atrás era comum os filhos deixarem a casa de seus pais cedo, a fim de buscar uma vida melhor na cidade grande. Mas hoje essa realidade é bem diferente. Atualmente, os filhos estão demorando mais tempo para desapegar dos pais e sair da zona de conforto. Muitos jovens não se sentem preparados, confiantes e maduros o suficiente para deixar a sua casa, mesmo quando chega a hora de casar.

Uma das maiores preocupações dos filhos que vão sair de casa, além de toda preparação para o casamento, é a dúvida de como será a vida deles morando em outro teto – sem os pais – e com seus parceiros.

Para ajudar essas pessoas que estão planejando sair da casa dos pais, seja pra viver uma vida a dois ou apenas pra ganhar uma independência, preparamos algumas dicas que podem facilitar todo esse processo de desapego. Acompanhe agora as 5 dicas para desapegar dos pais na hora de casar!

1- Desapegar dos pais começa dentro de casa

Estabeleça limites aos pais e comece a ganhar a independência dentro de casa. Inicie fazendo coisas simples, que ainda permanecem na responsabilidade deles. Você pode lavar sua própria roupa, ajudar nas tarefas de casa, contribuir com as despesas financeiras, dentre outras atividades que não está acostumado a fazer. Acredite: ao aprender a ser responsável dentro da sua zona de conforto, será mais fácil desapegar dos pais quando dada a hora de viver sua própria vida, especialmente na nova fase do casamento.

2- Converse com seus pais e tenha sua independência

Os pais também têm um forte apego aos seus filhos. Então a saída dos filhos de casa pode gerar altas preocupações, dificultando o desapego das ambas as partes. Há grandes chances de surgir neles algumas dúvidas “Será que meu filho(a) está preparado para casar e sair de casa?” ou “Ele(a) está pronto para viver sem a gente?”. A melhor solução para resolver esse problema e tirar toda essas dúvidas da cabeça dos pais é: tenha uma conversa madura com eles, mostre que você está sim pronto para sair da zona de conforto e viver sua própria vida, ao lado do seu amor.

Vale lembrar que a conversa é importante e vai trazer uma maior tranquilidade aos pais. Mas, além disso, evidencie em suas ações que você amadureceu e está pronto para bater asas e voar.

Desapegar dos pais

3- Privacidade

Num primeiro momento, o processo de desapegar dos pais será muito difícil para eles. Afinal, eles terão a sensação de casa vazia, chamada pelos psicólogos de “Síndrome do Ninho Vazio”. A longo prazo, eles continuarão sentindo a falta dos filhos. Contudo, saberão aproveitar melhor toda a liberdade, podendo voltar a fazer programas a dois, como faziam antes do nascimento dos filhos.

Então, quando sentir dificuldade em desapegar dos seus pais, pense: “Isso fará bem pra eles no futuro… Eles poderão viver mais pra eles do que pra mim!”

4- Decisões próprias

Se você está em busca de mais independência, como tomar suas próprias decisões, desapegar dos seus pais e arrumar um lugar para “chamar de seu” é a melhor solução. Morar com seus pais implica que você pode opinar sobre as coisas da casa, mas a decisão final será sempre deles. Use isso como exemplo e perceba que agora chegou a sua vez de lutar para encontrar o seu lugar, a sua casa e tomar sua próprias decisões, mesmo que pareça difícil no começo. Mas lembre-se de que esse é um processo necessário para quem deseja trocar alianças e viver em harmonia como casal.

5- Vida de casado

Essa dica é especial para todos que se casaram recentemente ou que vão subir ao altar em breve. Ao casar, você estará começando uma vida a dois, e seu par pode ter tido uma educação totalmente diferente da que você recebeu dos seus pais. Por isso, aprenda a viver com ela(e) e aproveite para trocar experiências com seu(sua) parceiro(a). Fazendo isso, vocês estarão criando um relacionamento amigável e duradouro.

Nessa nova fase é preciso estar aberto a aprender novas coisas e desapegar dos pais totalmente. Se você se casou e ainda não desvinculou os laços, você irá sempre comparar seu novo lar com o antigo, desencadeando brigas com o parceiro.

Lembre-se de que desapegar não é esquecer, é apenas aprender a andar com as próprias pernas. Seus pais sempre serão seu porto seguro!

Criar Site Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!