Conheça o corsage floral, um arranjo preso ao pulso das madrinhas, que surgiu como tendência nos Estados Unidos

Quando vemos fotografias de casamentos americanos podemos observar as madrinhas de casamento utilizando um pequeno arranjo de flores, parecido com um minibuquê, que adorno um dos pulsos. Esse enfeite é o corsage floral, um adorno que virou tendência de moda dos casamentos nos Estados Unidos e aos poucos vem ganhando espaço nas cerimônias de casamento pelo Brasil.

Nos Estados Unidos, a tradição de usar o corsage se espalhou tanto que, além das madrinhas de casamento, as debutantes também fazem uso do arranjo nos bailes de debutantes. Por aqui, o corsage floral ainda é uma novidade, que vem importada, assim como a tradição da demoiselle.

Corsage no casamento: quem pode usar?

Os corsages mais comuns usam flores no arranjo, mas também é possível produzir as peças com outros objetos como broches, pérolas, fuxico, entre outros materiais. Os adereços são presos ao braço com uso de fitas, elásticos, pulseiras ou braceletes, adornando não só o pulso das madrinhas, mas também das daminhas, mãe da noiva e do noivo.

Se a noiva quiser substituir o tradicional buquê por um adereço de pulso, também pode! Basta que a nubente peça ao seu fornecedor do buquê que troque o arranjo floral pelo corsage. Alguns artesãos e especialistas em artesanato confeccionam o corsage de forma personalizada, de acordo com a preferência da noiva.

Motivos para usar o corsage floral no casamento

corsage floral

REPRODUÇÃO/ETSY

1. Padronizando o look das madrinhas de um jeito diferente: muitas noivas querem padronizar o visual das madrinhas de casamento. Para isso, elas escolhem o mesmo modelo de vestido ou vestidos de uma mesma cor. O corsage faz essa padronização de uma forma mais suave, indicando que todas as mulheres que o estiverem usando são as madrinhas.

2. Uma pitada de romantismo: como um adereço floral tão delicado, o corsage confere muito romantismo ao look das madrinhas de casamento. O corsage também é uma forma de combinar o arranjo das madrinhas com o buquê da noiva, desde que se siga a mesma padronagem de flores.

3. É uma forma de agradecimento e carinho: adotar esse arranjo de pulso floral é uma forma de a noiva agradecer e homenagear às madrinhas por aceitarem o convite e estarem ao lado dela em uma ocasião muito especial e inesquecível.

corsage floral

Cuidados básicos com as flores do corsage

No caso dos corsages produzidos com flores, é preciso verificar com o florista responsável pelo arranjo quais os cuidados necessários para que as pétalas não murchem. Vale combinar as flores usadas no arranjo de pulso com as escolhidas para os demais ornamentos da festa de casamento, incluindo coroas e guirlandas florais suspensas e de mesa.

Faça você mesmo o seu corsage!

Você é noiva ou madrinha e gostou da ideia de usar um corsage no casamento? Que tal aprender algumas técnicas e produzir, você mesma, o seu adereço? No vídeo abaixo, veja todo o passo-a-passo para confeccionar o corsage e a flor de lapela do noivo com a mesma padronização.

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!