Dentre tantos aspectos interessantes no casamento está o fato de os noivos poderem envolver os convidados em muitos momentos. Dessa forma, a interação acontece ao jogar o buquê, na hora da dança e também durante a chuva de arroz. Aliás, a chuva de arroz no casamento é uma das maiores tradições no grande dia.  

Até hoje, a grande maioria dos casais ainda aposta na chuva de arroz para dar sorte no matrimônio. No entanto, poucos sabem como surgiu a tradição da chuva de arroz no casamento e o que ela, de fato, significa. Vamos conhecer mais esse assunto então? Continue lendo o post da Organize Casamento!

Chuva de arroz no casamento: como tudo começou…

Antigamente, o casamento significava expansão, desde a construção de uma família até o aumento do patrimônio. O arroz – provavelmente escolhido por sua disponibilidade e baixo custo – simbolizava a fertilidade e a prosperidade. Assim, jogá-lo sobre os recém-casados na saída da igreja implicava desejos de boa sorte.

Além do arroz, havia quem usasse  o trigo (a tradição romana) e a aveia. Contudo, independentemente disso, a mensagem era clara: as sementes e as colheitas são coisas que crescem. Portanto, a ideia da chuva de arroz é de que o amor cresça e floresça cada dia mais.

Substituindo a chuva de arroz por outros itens interessantes

Chuva de bolhas de sabão

Os casamentos atuais mantêm algumas tradições, mas vão adaptando à nova realidade dos casais. Um exemplo disso é a chuva de pompons, que substitui a chuva de arroz.  Decerto, além de emanar boas energias aos noivos, a chuva de pompons é divertida e muito colorida.

Outra ideia muito utilizada atualmente pelos nubentes é a chuva de confetes e chuva de aviõezinhos de papel. Para quem gosta do tema oriental em casamentos, a chuva de origamis é uma ótima ideia!

Mais alternativas à chuva de arroz

Muitas pessoas criativas de todo o mundo apresentaram alternativas verdadeiramente ousadas e divertidas para o tradicional arremesso de arroz. Veja quais são:

  • Chuva de bolhas de sabão
  • Chuva de glitter
  • Chuva de pétalas de lavanda
  • Chuva de lantejoulas e purpurinas (muito usado em casamentos LGBT)
  • Chuva de corações de feltro

Enfim, as variações da chuva de arroz no casamento são muitas. E você pode escolher a que mais agrade ao casal e combine com o estilo da cerimônia. O mais importantes, de fato, é que os convidados sejam envolvidos nesse momento mágico!

Crie Grátis seu Site dos Noivos!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!