Uma boa parte do orçamento destinado ao casamento vai para a compra do buffet de bebidas. Mesmo em casamentos menores, os mini weddings, as bebidas são essenciais para o seu coquetel. Dentre elas, os vinhos para casamento são os que mais custam caro para os noivos. 

Mas você não precisa abrir mão de ter bons vinhos e espumantes em seu casamento por causa do custo mais alto. Afinal, a OC preparou um guia prático para você saber como comprar bebidas e vinhos para casamento, considerando os principais tipos de vinhos: branco, tinto e espumante.

Saiba quais vinhos funcionam melhor para eventos como casamentos e quanto da bebida ter em estoque. 

O guia para comprar vinhos para casamento

Todo casamento tem um orçamento, seja mais apertado (menos de R$ 10 mil) ou muito mais do que isso. Então, determine quanto você espera gastar com as bebidas para seu grande e dia. Depois disso, comece sua seleção de tipos de vinhos de acordo com a qualidade e o preço e cada garrafa.

Quantas garrafas de vinho comprar para um casamento

Então, digamos que o seu casamento terá 100 convidados – um número relativamente baixo. Se você dividir o número de convidados por 2,15, deverá providenciar 46 garrafas de vinho para o evento. Só para você saber, essa conta funciona para todos os tipos de eventos.

Ao comparar esse número com um orçamento de flores para casamento, isso é muito razoável! Contudo, você terá que se perguntar: “O que é mais importante: bom vinho ou flores bonitas?” Isso depende inteiramente da sua decisão.

Vale destacar que a quantidade de bebida também depende de quando o evento será realizado. Veja só:

  • Casamentos no outono, inverno e primavera: As pessoas tendem a beber mais vinho tinto em casamentos nessas estações do ano. Considere uma mistura de cerca de 50% de vinho tinto para esse tipo de casamento.
  • Casamentos de verão e ao ar livre: Os casamentos ao ar livre em dias quentes farão as pessoas beberem mais vinho branco. Considere uma mistura de 30% de cada um dos três estilos de vinho. Você também pode pensar em servir vinho rosé, especialmente se estiver servindo peixe ou frutos do mar.

vinho tinto para casamento

Quais tipo de vinhos de casamento devo comprar? 

Vinho Tinto

O vinho tinto é clássico e grande favorito da maioria dos convidados. Decerto, essa bebida representará cerca de 50 a 60% de uma compra de vinhos para casamento. É um dos vinhos que, se você achar que sobrou muito, poderá armazená-lo e apreciá-lo após o grande dia. 

Vinho branco

A menos que você seja um apreciador inveterado do Chardonnay amanteigado e caramelado, pode ser prudente selecionar um vinho branco mais leve e picante. Isso porque essa bebida tende a ser mais fácil de combinar com todos os estilos de menu, além da melhor qualidade pelo menor preço.

Brinde com champanhe

O champanhe é uma bebida-coringa, que não pode faltar nos brindes de qualquer evento. Normalmente, nos casamentos o champanhe não é tão consumido pelos convidados, por isso, não precisa exagerar na compra da bebida. 

Dica para servir as bebidas mais caras

Como todos sabemos, bebidas como vinhos, champanhe e licores são mais caros. Por isso, a dica é servir aos convidados outros tipos de bebidas: refrigerantes, água, sucos, coquetéis de frutas, cervejas. 

Deixe os vinhos mais baratos para servir no começo da festa. Então, do meio para o final do evento, sirva as bebidas mais caras. Assim, todos os convidados já estarão praticamente satisfeitos e certamente beberão menos. 

Desse modo, você pode gastar menos com os vinhos caros e investir essa parte do orçamento em outros itens como convites de casamento, decoração, flores e lembrancinhas. Fica a dica da Organize Casamento para você montar seu buffet de bebidas sem erros e com mais economia!

Crie seu Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!