Checklist da mãe da noiva para ajudar na organização do casamento

Algumas noivas preferem encarar a árdua tarefa de organizar o próprio casamento apenas com o auxílio do noivo, ou contratando um profissional experiente. Já outras adoram contar com as sugestões das mães durante toda a jornada de planejamento do enlace matrimonial. E como as necessidades de cada noiva são diferentes, então sugerimos que as “mamães ajudantes” tenham em mãos um checklist da mãe da noiva, com tarefas que serão desenvolvidas ao longo de todo o processo de preparação das cerimônias civil e religiosa, além, claro da festa em si.

Dependendo de quão envolvida você deseja que sua mãe esteja com o seu Grande Dia, você pode, naturalmente, adicionar ou subtrair mais tarefas para ela nessa lista – a comunicação é a chave para planejar com sucesso seu casamento, fazendo também com que sua mãe se sinta feliz em contribuir para sua felicidade nesse momento de sua vida.

Então, vamos lá para o checklist?

Mãe da noiva

#9 meses antes

Antes mesmo de começar a abordar qualquer uma das tarefas da lista, é essencial que a noiva converse com a própria mãe para esclarecer o que é esperado dela e no que ela poderá realmente contribuir nas tarefas. Feito isso, agora é a hora de estabelecer limites, claro! Caso contrário, a noiva poderá ter outra pessoa tomando decisões em seu lugar sem que nem perceba isso. Uma dica: deixe-a saber o quão envolvida você gostaria que ela estivesse e que aprecia muito o empenho dela, mas que a última palavra sempre será a dos noivos em decisões mais importantes.

#6 meses antes

Se sua mãe está empenhada em ajudá-la com os convites de casamento, este é o momento de restringir a lista de convidados e enviar as datas para o RSVP. Para ajudar com os convites, sua mãe pode ficar incumbida de selecionar alguns modelos de convites para que você e seu noivo possam selecionar o convite que mais encaixa nas expectativas de custo e de estética.

#4 meses antes

Escolher as composições das damas-de-honra e das madrinhas de casamento é uma tarefa que leva tempo e, por isso, mesmo, podem ser destinadas à mãe da noiva. Essa “super assistente” certamente vai ajudar muito na hora de definir modelos e cores. Ela pode, inclusive, visitar lojas e pesquisar em revistas quais modelos de vestidos e cores estão em alta no mundo do casamento!

#2 meses antes

Mães sempre têm um olhar muito especial quando o assunto é decoração. E se a sua mãe tiver um dom especial para isso, que tal aproveitar o bom gosto dela para ajudar na decoração da igreja ou da recepção de casamento? O checklist dela pode incluir a escolha das flores, tecidos, móveis e objetos que vão deixar sua festa personalizada e inesquecível.

#1 mês antes

Se nem todos os convidados fizeram o RSVP, uma ideia é pedir à mamãe que entre em contato com eles para confirmar ou não a presença na recepção de casamento. As mães sempre têm um jeitinho delicado de fazer isso, de modo que os convidados se sentirão à vontade para aceitar ou recusar o convite.

#O dia anterior

Aprecie o jantar de ensaio com sua mãe e todos os outros que desempenharam um papel tão importante em planejar este evento, que é o mais especial da vida do casal. Aproveite a oportunidade para compartilhar com todos o quão especial e dedicada sua mãe ao auxiliar a planejar o seu casamento.

#O Grande Dia

Enquanto você aproveita a recepção de casamento com seu marido, sua mãe pode ajudar a dar atenção aos convidados, além de aproveitar a festa também, afinal, ela merece!

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!