7 dicas para organizar um chá de cozinha divertido

O chá de cozinha, ou chá de panela, é um evento que já virou tradição nos pré-casamentos, sendo a oportunidade de os noivos, ou apenas a noiva, aproveitar alguns momentos de diversão com as amigas mas próximas, madrinhas e familiares, além de ganhar presentes que faltam para completar o enxoval de casamento.

Como todo evento, ele também precisa de planejamento antecipado. Por isso, resolvemos dar algumas dicas que vão ajudar muito a hora de organizar o seu chá de panela! Acompanhe nosso post!

#1. Planejamento

Embora pareça um evento simples de organizar, o chá de panela requer planejamento com antecedência para que tudo corra conforme o esperado e com muita tranquilidade. O ideal é que a noiva comece a planejar cada detalhe da brincadeira alguns meses antes e, para isso, até pode contar com a ajuda das amigas e parentes. Comece a planejar três meses antes. Lembre-se que, além do chá bar, você também estará em meio à organização do seu casamento, acertando os detalhes finais que acabam sendo exigindo atenção aos pequenos detalhes.

Organizando o Chá de cozinha

#2. Local e decoração

O local escolhido para organizar o chá de cozinha é importante porque é partir disso que você poderá pensar no número de convidadas e na decoração que deseja para tornar esse momento mais do que especial. Pensando que esse tipo de festa é algo mais intimista, o espaço selecionado pode ser o salão de festas do prédio, o quintal de casa ou mesmo um clube. Mas considere não investir muito dinheiro neste evento, já que a própria cerimônia de casamento já irá canalizar muito investimento.

Com o espaço da festa definido, é a hora de acertar o estilo de decoração, que pode ser um reflexo da decoração escolhido para o Grande Dia. Mas para as noivas que adoram uma brincadeira, porque não decorar a festa com outros temas, que incluem desde personagens em quadrinhos até temas juninos, natalinos, entre outros.

#3. Lista de convidadas

A lista de convidadas do chá bar, ou chá de panela, é bem diferente da lista que você preparou para o seu casamento. Isso significa que ela pode ser bem menor, contemplando apenas os nomes das pessoas mais próximas, como as melhores amigas e as familiares que você mais convive e tem afinidades. A lista ideal para o chá de cozinha inclui apenas as madrinhas, familiares e pessoas mais próximas, além de pessoas que lhe são queridas e que são descontraídas o suficiente para deixar o momento ainda mais divertido.

#4. Enviando os convites

Se você decidiu elaborar convites formais para enviar à sua lista de chá de panela, envie os convites com antecedência para não ficar muito em cima da hora e as convidadas possam se planejar para a compra de presentes. O mesmo vale para os convites online, que devem ser enviados por e-mail com a mesma antecedência.

Lista de convidadas do chá de cozinha

#5. Lista de Presentes

Elabore sua lista de presentes considerando deixá-la em mais de uma loja. Assim, as convidadas terão poderão comparar preços. Ao planejar a lista, priorize as peças que você realmente vai precisar em sua nova casa, evitando desperdícios e presentes duplicados. Para os casais que já moram juntos e já têm o enxoval completo, a cota de viagem de lua de mel pode ser uma excelente opção de presente.

#6. Comidas e bebidas

O cardápio de comidas vai depender muito do estilo de festa de chá de panela que você pretende organizar. Entre as opções mais interessantes estão o tradicional churrasco, rodízios de pizza, comidas de festa junina, ou algo mais simples – mas não menos saboroso – como uma farta mesa de frios, salgadinhos e sanduíches de metro. Caso o orçamento já esteja bastante restrito, combine com as convidadas de você servir as bebidas, enquanto as visitas levam um pratinho de doce ou de salgado.

#7. Brincadeiras

Chá de cozinha sem brincadeiras não é o chá de cozinha que as noivas merecem. É importante lembrar que o evento não serve apenas para ganhar presentes; essa é a oportunidade de estar com pessoas queridas, que estarão com você também quando subir ao altar. Portanto, use a criatividade e aposte em brincadeiras que todas possam participar. Vale conversar com as convidadas para pedir dicas e sugestões, evitando, inclusive, que seja feita alguma brincadeira constrangedora do ponto de vista de alguma convidada.

Dica importante: Nem todo mundo leva jeito para programar o cronograma de atividades referentes ao casamento, incluindo o chá bar. Por isso, aposte em ferramentas práticas e funcionais, que ajudarão a listar todas as tarefas e fazer o check-in de cada uma delas. Conheça a Organize Casamento, uma plataforma com recursos importantes como Agenda, Checklist, Sistema de Avisos, Controlador Financeiro, Lista de Presentes e muito mais!

Gostou das nossas dicas? Fique por dentro das novidades de beleza para noiva no blog da Organize Casamento!

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!