Diferenças entre anel de noivado e aliança de casamento

Com o namoro ficando cada vez mais sólido e o casal planejando uma vida juntos, o próximo passo para firmar os laços de compromisso é o pedido de casamento. Nesse momento tão importante e especial, é comum que surjam algumas dúvidas em relação às diferenças entre o anel de noivado e a aliança. A cultura do uso de um anel de noivado no Brasil ainda não é muito difundida, já que é mais comum o noivo comprar as alianças de casamento, que serão usadas posteriormente no período de noivado, na mão direita de cada um dos parceiros. Mas existe uma diferença entre anel de noivado e aliança de casamento.

Dependendo do modelo escolhido, o anel de noivado pode ser mais caro do que aliança, especialmente pelo uso de pedras preciosas, que encarem a peça. E justamente por ser uma peça tão delicada e especial, que ela não precisa deixar de ser usada pela noiva quando o casal sobe ao altar. Ambos os anéis têm uma série de significados associados, incluindo o compromisso com o parceiro.

Para entender melhor o significado de cada dessas joias, vale uma rápida explicação da diferença entre o pedido de casamento e o noivado.

Pedido de casamento x Noivado

Um momento especial e único na vida de duas pessoas, o pedido de casamento é quando o noivo (ou a noiva, no caso dos casais mais modernos) faz a famosa e emocionante pergunta: “Quer casar comigo?”, convidando o ser amado para uma longa jornada a dois. O período que se sucede depois é o noivado, que se prolonga até a celebração do matrimônio, quando os noivos passam a ser oficialmente marido e mulher.

Significado do anel de noivado

Significado do anel de noivado

Nos tempos antigos, as pessoas costumavam usar anéis simples, de grama trançada, nos casamentos, e esses anéis deveriam controlar o espírito do parceiro. No século II, tornou-se um hábito que os noivos entregassem um anel de ouro às suas noivas para celebrarem o período de noivado, mas depois do casamento, os noivos dariam às suas esposas anéis de ferro. Isso simbolizava que o acordo legal entre os parceiros era vinculativo e que os noivos tinham propriedade sobre suas esposas.

Atualmente, essa questão da “possessividade” já foi desmistificada e os anéis de noivado de ouro branco e de ouro amarelo ganharam um novo significado, mais bonito e bem mais romântico. Com tantos modelos e design, a peça é de uso exclusivo das noivas.

Uso da aliança e do anel de noivado

Além das diferenças simbólicas, as duas jóias diferem também no modo de usar. Enquanto o anel de noivado é usado no dedo anelar da mão direita da nubente, a aliança de ouro é colocada no dedo anelar da mão esquerda de ambos os noivos. Antes do casamento, o anel de noivado em ouro é usado sozinho, mas, após o enlace matrimonial, a peça pode ser utilizada em conjunto com a aliança. A tradição de usar o dedo anelar esquerdo para exibir os anéis de noivado e as alianças tradicionais de casamento se origina na antiga crença de que este dedo estava conectado a uma veia que atingia diretamente o coração do usuário.

Cabe ao casal decidir se o anel de ouro amarelo ou branco deve ser usado durante a cerimônia de casamento. Muitas pessoas optam por trocar o anel para a mão direita antes da cerimônia, ou removê-lo completamente até depois do casamento. Isso dá ao anel de casamento a chance de estar no centro das atenções no Grande Dia.

Design do anel de noiva

Design do anel de noiva

Os anéis de noivado tendem a ser mais elaborados em design do que alianças. Os diamantes são a pedra preciosa mais comum usada nas peças, mas alguns casais optam por outras pedras menos caras, como o rubi ou esmeralda, que melhor reflete seus próprios gostos e personalidades únicas. Entre os modelos de anéis de noivado mais comuns estão os solitários de diamante.

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!