Selecionamos alguns dos principais tipos de decoração de casamento usados nas festas contemporâneas

Os casamentos realizados nos dias atuais têm uma linguagem muito própria. Grande parte das cerimônias planejadas segue um tema que representa muito bem a personalidade e o estilo do casal. Os gostos e sentimentos dos noivos são expressados em diferentes tipos de decoração de casamento, nas cores escolhidas e nos objetos selecionados.

Atualmente, os casais encontram uma ampla gama de estilos de decoração, que podem ser adotados de acordo com o orçamento previsto pelo casal. Com tantos tipos de decoração de casamento criados, os noivos podem buscar as sugestões dos assessores de casamento. Esses profissionais possuem experiência o bastante para auxiliar na definição de um estilo interessante a fim de compor a decoração da festa.

Tipos de decoração de casamento

A escolha de um estilo específico na decoração do casamento não é algo obrigatório, mas ajuda muito na hora de escolher os objetos e móveis que vão formar o cenário ideal para a festa matrimonial.

Após estabelecer uma linha decorativa, fica mais simples planejar cores, detalhes, itens e arranjos que farão parte da festa e que tornarão seu casamento inesquecível. Confira a seguir os 7 tipos de decoração de casamento que nós, da Organize Casamento, selecionamos para te mostrar!

1. Casamento clássico ou tradicional

Um casamento clássico ou tradicional remete a uma ocasião bastante formal, que segue ainda muitas das antigas tradições do casamento. No casamento clássico, o casal tem direito à chuva de arroz, ao corte do bolo registrado por fotos, a convites de casamento mais formais, dentre outros detalhes. Geralmente o vestido da noiva é todo branco; o noivo usa um smoking preto clássico, e os padrinhos geralmente usam um um terno formal.

Algumas das tradições que prevalecem em um casamento clássico ou tradicional incluem a marcha nupcial sendo tocada durante a entrada da noiva. A dança dos noivos também segue uma ordem específica: a primeira dança dos noivos, a dança pai-filha e mãe-filho, e, na sequência, a noiva joga o bouquet para as convidadas. Se o casal trocar alianças na igreja, haverá outras tradições religiosas ou culturais que também serão incorporadas à cerimônia.

Decoração de casamento clássico: Esse estilo de cerimônia pede um tipo de decoração de casamento que use e abuse de móveis clássicos, como poltronas, candelabros, espelhos, arranjos florais, bandejas e talheres de prata.

2. Casamento rústico

tipos de decoração de casamento

Um casamento rústico é inspirado pela simplicidade da vida no campo e faz referência ao uso do ambiente externo. Um casamento com essa vibe geralmente incorpora elementos rústicos, como madeira, metal e buquês e flores naturais não estruturados.

Os casamentos rústicos geralmente são realizados – e tendem a funcionar melhor – em locais como celeiros, galpões, vinhas e ao ar livre, sob uma marquise ou árvore. A recepção geralmente consistirá em um jantar, no qual os convidados sentam-se perante uma grande mesa comunitária de madeira. Alguns casamentos rústicos podem ter a cerimônia e a recepção no mesmo local, ou na mesma propriedade.

Tipos de decoração de casamento para uma festa rústica: um casamento rústico utiliza muitas folhagens no bouquet de noiva, nos arranjos florais e nos marcadores de mesa. Além disso, pode fazer convites de casamento com uso de juta, sisal e canela em pau. Palha e madeira são outros elementos aplicados na decoração. Os canapés podem ser servidos em tábuas de madeira.

3. Casamento retrô ou vintage

Um tema vintage significa que o estilo para o casamento será uma reminiscência de uma época passada. Por exemplo, a maioria dos casamentos em estilo vintage faz referência à era Victoria, assim como aos anos 20 ou 40. Este tema é realmente expressado através das peças de vestuário, cabelo, maquiagem, bem como no estilo do local, arranjos florais e decoração usados no enlace matrimonial e da festa de casamento.

tipos de decoração de casamento

Um casamento vintage pode ou não incluir um jantar; no entanto, um coquetel de casamento se encaixa muito bem ao tema vintage, já que os coquetéis eram a última moda dos anos 20. Música jazz, cabines de fotos vintage, carros de casamento vintage e até mesmo um local de estilo vintage são todas as formas populares para vivenciar o grande dia.

Decoração de casamento vintage: Além das cabines de fotos já citadas, o casal pode usar móveis de madeira, livros antigos, quadros dos anos 20 a 40 e gaiolas de metal com flores. Vale também aproveitar as luminárias incandescentes, guirlandas de flores, velas, relógios e instrumentos musicais antigos, além de fotos Polaroid.

4. Casamento industrial

Os casamentos industriais incorporam uma estética industrial. Isso geralmente é conseguido através da escolha do local e da maneira como ele é estilizado. As características industriais incluem texturas cruas e materiais como concreto polido, madeira envelhecida e tijolos expostos.

tipos de decoração de casamento

Tipos de decoração para casamento industrial: O casal pode aplicar elementos metalizados e que lembrem concreto, seja num papel de parede ou nos marcadores de mesa. Canos de metal podem sustentar os arranjos florais, enquanto tecidos fluidos e cadeiras de madeira colorida tão um ar mais leve e descontraído ao ambiente. O cenário industrial pode ganhar mais romantismo com a instalação de luminárias em forma de letra, ou com fios presos à parede, que mantém presas algumas lâmpadas para iluminar a área da mesa do bolo.

5. Casamento temático

O casamento temático (ou casamento à fantasia) é, sem dúvida, o melhor dentre os temas de casamento atuais. Seguindo esse estilo, o casal pode deixar rolar toda sua criatividade para decorar o espaço do casamento. Um casamento temático geralmente envolve trajes, decorações e um local adequado, que esteja em sintonia com o tema da fantasia.

Tipo de decoração para casamento temático: a decoração, nesse caso, vai seguir o tema escolhido para o casamento. Um casamento geek inclui personagens em quadrinhos, super-heróis e personagens dos filmes. O casal pode usar objetos relacionados à cinema e revistas em quadrinhos.

tipos de decoração de casamento

6. Casamento boêmio

Um casamento estilo romântico boêmio geralmente tem uma vibe descontraída e elegante. Isso é transmitido por meio da escolha do local da festa, da decoração e estilo de cerimônia.

Casamentos boêmios costumam incorporar um elemento da natureza, utilizando na decoração arcos de flores e arranjos florais para ornar um local coberto. Alguns casamentos boêmios também combinam bem com a praia.

7. Casamento Shabby Chic

O casamento Shabby Chic surgiu na década de 70. A tradução é algo como “chique gasto”, e remete à mistura do estilo clássico ao estilo rústico e rebuscado.

Nesse tipo de casamento, o casal pode misturar móveis clássicos e peças com ar envelhecido, como espelhos, bandejas de prata manchadas, candelabros de metal desgastado e mesas de madeira rústica.

Site dos Noivos Grátis!

Mais dicas e novidades

Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter e ganhe um Plano Grátis para organizar seu casamento.

Seu cadastro foi realizado com sucesso!